sábado, 23 de julho de 2022

Ellis Marsalis e seu coração de ouro

Por Edmilson Siqueira 

A gravação que vou comentar hoje foi feita entre os meses de fevereiro e junho de 1991 e foi dedicada a uma porção de gente, filhos amigos e parentes do artista e também a todos do presente, do passado e do futuro na América que tocarem a mais profunda e original música: jazz.  


Essa dedicatória é de Ellis Marsalis (1934 - 2000) que não só foi um excelente pianista de jazz, como teve filhos que se tão grandes como o pai na arte que o velho endeusava. Wynton, Bradford, Ellis Marsalis III são alguns deles. 


O disco, que se chama "Heart of Gold" é dessas pérolas do jazz mais que tradicional, com piano, bateria e contrabaixo. Na maioria das faixas, o baixo é de Ray Brown e a bateria está com Billy Higgins, mas Reginald Veal (baixo), Herlin Riley (bateria) e Jason Marsalis (bateria- e mais um da família) tocam em algumas faixas.  

O CD que tenho é muito bem produzido, com um encarte com um longo texto de Lolis Eric Elie contando um pouco da trajetória do músico e também comentando as excelentes gravações que nos trazem alguns clássicos do jazz norte-americano.  


A primeira faixa é "Have You Mett Miss Jones?" (R. Rodgers e L. Hart), que já demonstra o domínio total do instrumento e do gênero tanto do piano de Ellis quanto da bateria de Billy Higgins e do baixo de Ray Brown, com ótimas participações. A segunda é "Never Let Me Go" (J. Livington e R. Evans), uma balada lenta que pode aquecer qualquer encontro a dois. A terceira faixa é a primeira de autoria do próprio Marsallis - "Chapter 2" - e segue a linha da anterior. Ela antecede o primeiro clássico do disco: "This Can't Be Love", também da dupla L. Hart e R. Rodgers.  


"Spring Can Really Hang You Up the Most" (F. Landersman e T. Wolf) a quinta faixa é um solo de piano. A seguir, o swing toma conta do disco novamente com "Swingin At The Haven" de Marsallis. "Dr. Jazz" deve ter dado orgulho ao pai ao tocar, pois é de seus filhos W. Marsallis e de J. Oliver.  


A nona faixa volta aos clássicos do jazz: "Do You Know What It Means To Miss New Orleans" (L. Alter e E. Delange), seguida de mais um dos standards: "I Can't Give You Anything But Love" (D. Fields e J. McHugh). Em seguida vem outra música com um balanço de fazer inveja à bossa nova:  "Surrey With The Fring On Top" (R. Rodgers e O. Hammerstein II)   


Num disco com tantas coisas boas, não poderia faltar Cole Porte. E a obra do grande compositor é representada com "Love For Sale", numa interpretação correta e inspirada. 

O jazz com raízes mais profundas comparece na décima faixa: "Sweet Georgia Brown", a música gravada por dez entre dez grandes intérpretes do jazz. Composta em 1925 por B. Bernie, K, Casey e M. Pinkard, a música atravessou o século passado como referência de qualidade. Ellis Marsallis mantém a tradição com uma gravação que não fica devendo nada às melhores.  

"El Ray Blues" (E. Marsallis e R. Brown) e "A Nightingale Sang In Berkeley Square fecham esse ótimo disco do pai de, talvez, a mais famosa família jazzística dos Estados Unidos. 


O CD pode ser ouvido na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=hEk6OC_yQiU&list=OLAK5uy_nGelIk1A6Cgxt8jxnmX_IDPEy_8kQAv1M e ainda pode ser comprado nos bons sites do ramo.

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...