sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Beatle Jazz, um pedaço da maçã

Por Edmilson Siqueira 

Quem é mais apreciador de um jazz e não curte muito a música dos Beatles (o que é raro) tem uma boa chance de juntar os dois com dois discos lançados pela Zebra Acoustic Records. O primeiro se chama "Beatle Jazz, A Bit Of The Apple" e o segundo "Beatle Jazz, Another Bit Of The Apple". Lançados em 2000 e 2001, são vinte músicas dos Fab Four ao som de piano, contrabaixo e bateria, com os andamentos todos se adaptando à batida jazzísticas, umas mais outras menos, mas sempre suaves. Dave Kikoski (piano), Charles Tambrought (baixo) e Brian Melvin (bateria) se incumbem de dar nova roupagem aos sucessos que frequentaram e ainda frequentam ouvidos, corações e mentes do mundo todo.  


O primeiro disco abre com "Junk" de Paul McCartney, música feita quando os Beatles ainda estavam juntos, mas que só foi gravada em 1970, no primeiro álbum solo de Paul. O megassucesso de John Lennon, "Come Together" vem a seguir. "It's Only Love" é a terceira faixa do disco, uma música que, apesar da assinatura Lennon/McCartney não fez grande sucesso. "Love", a quarta música é outra garimpada na produção de John pós-Beatle. Foi a música título de um dos seus álbuns solo.  

Outra de John, embora creditada também a Paul, como sempre aconteceu enquanto durou o grupo, vem a seguir. Trata-se de "If I Fell", que fez parte da trilha sonora do primeiro filme dos Beatles - "A Hard Day's Night" - que no Brasil recebeu o título de "Os Reis do ".  


A sexta faixa é uma música icônica, que surpreendeu o mundo ao ser lançada num compacto simples, cujo lado A era "Yelow Submarine". Trata-se de "Eleanor Rigby", de Paul, cuja gravação foi acompanhada por um quarteto de cordas, algo inédito em se tratando de uma banda de rock. Mas a beleza da melodia e os mistérios da letra fizeram da música um sucesso imediato em todo o mundo, com dezenas de gravações e vários prêmios. 


"I'm the Walrus", que vem a seguir, foi feita por John e contém a famosa frase "I'm the egg man", que levou alguns críticos a pensar que John se referia a um ser primordial. A verdade, revelada numa biografia dos Beatles, é que John andou fazendo umas farras com umas garotas numa das excursões do grupo e se lambuzando de ovos durante uma sessão de sexo. Dali surgiu o "egg man".  


"Within You/Without You", de George Harrison e "Mother Nature's Son", assinada pela dupla, completam o primeiro álbum desse Beatle Jazz.  


Vale dizer que todas as músicas são tocadas como se jazz fossem, com longos arranjos e ótimos improvisos, tudo muito bem construído.  


O segundo disco, que é tão bom quanto o primeiro, será comentado oportunamente. Por enquanto, fiquem com esse, que ainda é vendido nos bons sites do ramo e muitas das gravações podem ser encontradas nos sites de música da internet. 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...