domingo, 15 de dezembro de 2024

Willian Basie, o Conde do Jazz

 Por Edmilson Siqueira

Afastem o sofá porque vai dar vontade de dançar. E ao som de uma das melhores orquestras de jazz de todos os tempos: a Count Basie Orchestra. Esse disco em particular, nas suas dez faixas, promove todo um clima romântico, próprio dos anos 1950 em que ele foi gravado. E, para completar a faixa principal e que dá título ao disco é nada menos que "April in Paris". 

Count Basie é um dos maiores expoentes mundiais do jazz. Pianista, organista e band leader, sua orquestra é considerada uma máquina de swing. E, como salienta a crítica, "um dos marcos da discografia de Count Basie, 'April in Paris' é um daqueles raros álbuns que se impõe como um clássico quase instantâneo no panteão do jazz. 'April in Paris' representa a remontagem da orquestra Count Basie original que definiu o swing nas décadas de 1930 e 1940. A faixa-título passou a definir a elegância no jazz orquestral. Gravado em 1955 e 1956, o disco provou a capacidade de Count Basie de crescer através das mudanças do jazz moderno, mantendo a tradicional orquestra de jazz viva." Só por aí já da pra perceber que estamos à frente de um gigante do jazz. 
William Basie nasceu em Red Bank, New Jersey, em 1904. Era filho de Lillian and Harvey Lee Basie. Seu pai trabalhava como cocheiro e zelador de um juiz rico. Com a substituição dos cavalos e carruagens por veículos automotivos, seu pai se tornou jardineiro e "faz-tudo" de várias famílias ricas da região. Seus pais eram amantes da música. Enquanto Harvey tocava melofone, sua mãe tocava piano, tendo sido a primeira professora do filho. Lillian lavava roupas e vendia bolos para ajudar nas despesas da casa.
Basie foi para a escola, onde se tornou o melhor aluno. Em 1920, foi para o Harlem, o centro cultural do jazz, indo morar a menos de um quarteirão do "The Harlem Alhambra", local onde muitas celebridades do jazz e do blues se apresentaram, como Billie Holiday.
Seu primeiro emprego fixo foi em 1925 no Leroy's, como pianista. Em 1928, Basie estava em Tulsa, onde assistiu a um show de Walter Page e sua famosa banda, Oklahoma City Blue Devils, uma das primeiras big bands, com Jimmy Rushing nos vocais. Foi por volta dessa época que ele começou a ser chamado de "Count" (Conde) Basie, como referência à "realeza" do jazz.
Em 1935, Basie formou sua própria orquestra de jazz, a "Count Basie Orchestra". Em 1936, a banda se estabeleceu em Chicago para sua primeira gravação. Basie foi o líder do grupo por quase 50 anos, criando inovações como o uso de dois saxofonistas "split", enfatizando a seção de ritmo e tocando com uma grande banda, auxiliado por amplificadores para ampliar seu som.


O disco
A primeira faixa de destaca não só pela beleza da música, mas também pelo excelente arranjo. O encarte do CD que tenho (reprodução fiel do LP) tem um bom texto sobre as músicas, mas, infelizmente, não é assinado. O arranjo de "April in Paris" é de Willians Davis e diz o texto do encarte: "É um arranjo impressionante para uma canção que foi tocada e cantada de várias maneiras desde E.Y. (Yip) Harburg, com as palavras da melodia de Duke, tornando-se a característica mais memorável de um show da Broadway de 1932 chamado 'Walk A Little Faster'. No arranjo de Davi, há uma sequência que poderia muito bem ser um solo instrumental, exceto que nas mãos de Basie todo o conjunto começa a funcionar - o efeito sendo, para dizer o mínimo, altamente incomum; ouvindo-o pela primeira vez, presume-se que a banda está tocando uma melodia improvisada. Finalmente, há o final, que é uma brincadeira deliciosa, como todos os seguidores do jazz já sabem. Na noite em Birdland, [o clube onde se apresentava a banda] pareceu natural para Basie dar suas ordens verbalmente no final da música: 'Mais uma vez', ('One more time') ele ordenou. E depois, de novo: 'Mais uma - uma vez...' (One more - once'). Foi um sucesso.
As várias facetas da banda Basie, três vezes vencedora da Down Beat Annual Jazz Critics Poll, vêm à tona com vigor contagiante no restante do álbum. 
"Corner Pocket", a segunda faixa, é um arranjo de Ernie Wilkins, com os trompetes de Thad Jones e Joe Newman chegando fortes após uma pequena figura introdutória rápida do piano de Basie; o saxofone tenor de Frank Wess também faz um solo.
A terceira, "Did'nt You" (Frank Foster) mostra as palhetas com boa vantagem e há o trombone muito suave de Henry Coker.  Na quarta faixa, "Sweet Cakes" (Ernie Wilkins), também há o clima suave com um trabalho de piano de Basie. "Magic" (Frank Wess), a quinta faixa, é uma melodia complicada com o próprio Wess no saxofone tenor.
Na sexta-faixa,  "Shiny stockings" (Franl Foster) se revela a equipe toda em um clima particularmente forte de jazz enquanto outro arranjo de Foster, para a faixa seguinte, "What Am I Here For" (Duke Ellington), apresenta o trompete de Joe Newman e Frank Wess na flauta junto com o piano de Basie.
"Midgets" (Joe Anderson), a oitava música do disco, é aquele momento em que você, já meio cansado, deve parar para descansar, pois a música é rápida e vai exigir muito fôlego para acompanhá-la em passos pela sala.
Na nona faixa há uma mudança de clima, "Mambo Inn" (Bobby Woodlan e Graxce Sampson) envia a banda Basie para um ritmo latino-americano e um trabalho de conjunto alucinante. 
Na última faixa "Dinner With Friends", o trompete de Joe Newman e Frank Foster no sax tenor lidam com os solos saltitantes, num arranjo de Neal Hefti.
É este o repertório todo do excelente "April in Paris" com a "Count Basie Orchestra" que pode ser comprado nos bons sites do ramo e ser ouvido na íntegra no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=bTcmPGdDecw&list=PLlvikwomg9DCCuiio85VLJp1cpKOLmeeD).

Com os Paralamas do Sucesso e a porra de uns óculos que não dão pra ver a tela direito

 Por Ronaldo Faria Óculos trocado porque o outro estava embaçado. Na caça da catraca de continuar a viver ou da contradança do crer vai ag...