terça-feira, 10 de maio de 2022

Dave Brubeck e suas canções de amor

Por Edmilson Siqueira 

Foi muito bom alguém ter a ideia de juntar num só discos várias gravações de Dave Brubeck que versam sobre o romance, o amor, temas mais delicados que, na maestria do seu piano, se tornam inesquecíveis. Ainda mais se a esse piano se juntam ao sax alto de Paulo Desmond, o contrabaixo de Eugene Wright e a bateria de Joe Morello. O resultado é um disco onde a suavidade do grupo e a criatividade dos instrumentistas, todos jazzísticos por natureza e talento, se sobressaem nas ricas melodias de vários e grandes compositores norte-americanos. 


O texto na contracapa do disco, que infelizmente não é assinado, assinala:  "Todo o material aqui, exceto as pérolas de Brubeck, "In Your Own Way" e "Audrey", pertencem ao The Great American Songbook Alist, com contribuições de mestres como Porter, Bernstein, Rodgers and Hart, Burke & Van Heusen e Soudhein, cintilantemente digitalizado. A maior parte do repertório é executada pelo Dave Brubeck Quartet - apresentando o saxofone alto do parceiro de longa data Paul Desmond, o sempre constante baixista Eugene Wright e a bateria espetacular de Joe Morello - que durante todos esses anos juntos, de 1958 a 1967, foi o mais popular conjunto jazzístico do seu tempo, talvez de todos os tempos. E por uma boa razão, pois as conversas de Brubeck e Desmond em contraponto eram ao mesmo tempo sofisticadas e completamente acessíveis." 


O disco se chama "Love Songs" e o título não poderia ser mais apropriado para a coletânea escolhida. Logo de cara, "My Romance", de Rodgers e Hart, seguida de "What Is This Thing Called Love" de Cole Porter. "These Foolish Things" de H. Marvell, J. Srachey e H. Link, vem a seguir. A quarta faixa - In Your  Own Sweet Way, do próprio Dave - é a única apenas com seu piano. O quarteto volta na faixa seguinte - "Somewhere", de L. Bernsteins e S. Sondhein. "La Paloma Azul", um tema folclórico com arranjo do próprio Brubeck é a sexta faixa. Uma parceria entre Brubeck e Paul Desmond - "Audrey" é a próxima faixa e nesta, Bob Bates é o baixista e Joe Dodge é o baterista. Eugen Wright e Joe Morello voltam na música seguinte - "You Go To My Head", de H. Gillespie e J.F. Coots. A ´penúltima faixa é "Like Someone In Love", de J. Burke e J. Van Heusen. O disco se encerra com um toque latino com o clássico "Besame Mucho", de C. Velazquez.

Trata-se do mais puro jazz que um quarteto de piano-sax-baixo-bateria poderia oferecer, habilmente apresentado por talentosos músicos comandados por um dos gênios do gênero: Dave Brubeck 


O CD está à venda nos bons sites do ramo e pode ser ouvido na íntegra no YouTube neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=NgoLOT7QQiM&list=PLjibNeIuIqXc45salNlTAwMku-X8dJAkr . 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...