segunda-feira, 11 de julho de 2022

Toquinho e MPB4: um show de boa música

Por Edmilson Siqueira 

Na música norte-americana é comum que dois astros se juntem para fazer um disco. Aqui no Brasil houve raras gravações desse tipo até a década de 1970 mais ou menos. Depois a moda andou pegando, primeiro com participações especiais de um cantor no disco do outro, como aconteceu com Chico Buarque e Milton Nascimento cantando "O que será", embora com letras diferentes, já que Chico escreveu nada menos que três versões para a música que ele chamou de "Abertura", "À Flor da Pele" e "À Flor da Terra". A primeira foi gravada por Simone. A segunda saiu no disco "Meus Caros Amigos", de Chico, e a terceira no disco "Geraes", de Milton.  


Vários outros artistas gravaram com outros, principalmente um cantor com vários outros dando uma "canja" no disco. Miltinho fez isso com grande qualidade na série "Convida" que andou juntando cantores e compositores os mais variados.  


Mas surgiram também os discos em que dois artistas dividem o trabalho todo e um desses exemplos é a comemoração de mais de 40 anos de música que completaram, no início do século, Toquinho e o MPB4. O trabalho que juntou o grupo com o cantor e compositor aconteceu em 2008, foi um grande sucesso de público, gerou até um DVD e o registro em CD aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro desse ano no Teatro Fecap em São Paulo. 



A longa carreira de Toquinho foi cheia de sucessos, desde sua parceria com Jorge Benjor ("Que Maravilha"), suas apresentações históricas no Rio com Jobim e Chico e pela grande parceria, por uma década, com Vinicius de Moraes, que geraram canções que até hoje são presença obrigatória em todos os seus shows, inclusive esse com o MPB4. 


Já o conjunto vocal de maior sucesso no Brasil, começou, como Toquinho, em festivais dos anos 1960 e se firmaram gravando grandes músicas, bem como acompanhando Chico Buarque por muito tempo.  


A reunião dessas duas grifes da música popular brasileira não podia gerar outra coisa que um grande disco, onde não faltam as enormes qualidades vocais do conjunto, as grandes composições de Toquinho e homenagens a ícones da nossa música como Jobim, Dorival Caymmi, Paulinho Nogueira, Baden Powel e Vinicius de Moraes. E ainda mostra composições de Noel Rosa, Cazuza, João Bosco e Aldir Blanc, Herbert Viana e Paula Toller, Edu Lobo, Gonzaguinha, Fernando Lobo e Antonio Maria. 


"Tarde em Itapoã", "Se Todos Fossem Iguais a Você", Iolanda", "Quem Te Viu, Quem Te Vê", "Gago Apaixonado", "O Que É, O Que É?" "Como Dizia o Poeta", "Pra Viver m Grande Amor", "Regra Três" e muitas outras músicas que vivem na memória do brasileiro que gosta da boa MPB estão no disco.  


O disco esta à venda nos bons sites do ramo e pode ser ouvido na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=N4GQ61D80WA . 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...