quarta-feira, 29 de junho de 2022

A raiz da MBP num show de 1968

Por Edmilson Siqueira 

Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus, Conjunto Rosa de Ouro (Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Mauro Duarte, Anescarzinho do Salgueiro e Nelson Sargento), Dino Sete Cordas, Arlindo e Índio: todos esses bambas estavam no palco do Teatro Santa Rosa, no Rio de Janeiro, em março de 1968 para mostrar a um entusiasmado público o show "Mudando de Conversa". A música do mesmo nome já era sucesso no rádio e o autor dos versos, Hermínio Bello de Carvalho (a música é de Maurício Tapajós) foi quem escreveu e dirigiu o show.  


A reunião de tanta gente boa num show criado por HBC, como Hermínio também era conhecido, só podia resultar num espetáculo memorável, com sambas e canções que marcaram época e estão até hoje soltos por aí, frequentando repertórios de bons cantores.  


O sucesso do show levou a Odeon a produzir um LP gravado ao vivo. Pena que ainda não existia o CD, pois grande parte do espetáculo de duas horas teve de ser cortada para caber nos pouco mais de 40 minutos de gravação que cabem num disco de vinil. Segundo o texto na contracapa do LP, ficaram de fora as piadas de Cyro Monteiro, as histórias sobre Geraldo Pereira e alguns lindos sambas contados por Nora Ney e Clementina de Jesus. 

Mas o que se selecionou é ouro puro da nossa MPB. O LP ainda se encontra em sites especializados ou no Mercado Livre, mas o menor preço que encontrei foi de R$ 150,00, com gente pedindo até mais de R$ 800,00. 


O disco acabou se configurando com 9 faixas, mas quatro delas são pot pourri, juntado 20 sambas e perfazendo 25 músicas no total. Os vários aplausos em cena aberta, no meio dos pot porris, dão uma ideia bastante precisa da recepção do show. No encarte do disco, que não está assinado, ficamos sabendo que a fina flor da MPB esteve na plateia: Vinicius de Moraes, Maria Bethânia, Ataulfo Alves, Chico Buarque, Elizete Cardoso, Pedro Bloch, Toquinho, Zimbo Trio etc. Numa das noites, os artistas da plateia invadiram o palco e fizeram o encerramento junto com o elenco oficial.   


"Lamento", "Formosa", "Sacode Carola", "Divina Dama", "Mudando de Conversa", "Eu e a Brisa", "Falsa Baiana", "Não Quero Mais Amar a Ninguém", "Leva Meu Samba" são algumas das músicas que compõem o disco. 

E ele pode ser ouvido na íntegra no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XaIrTZurxLg . 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...