sábado, 10 de dezembro de 2022

Uma pequena coletânea de jazz ao piano

Por Edmilson Siqueira 

Já escrevi aqui que depois do surgimento do CD com suas facilidades e barateamento e de regravação, muitas coletâneas surgiram, com as gravadoras aproveitando seus acervos para jogar na praça muita coisa boa que estava esgotada em vinil. E surgiram ideias também de montar discos com vários artistas, dentro de uma característica comum entre eles. "Baladeiros", "Hitmakers" e outros do tipo, dentro do universo do jazz, foram alguns títulos que reuniram grandes instrumentistas. 


"Piano" é um desses casos. Num só CD, oito faixas foram distribuídas por quatro geniais pianistas: Count Basie, Thelonius Monk, Rolland Hanna e McCoy Tyner. 


O disco abre com Count Basie com duas gravações ao vivo na Europa, em 1958. São elas "How High Is The Moon (Lewis e Hamilton) e "Old Man River" (J. Kern e O. Hammerstein II). Basie aqui está com sua grande orquestra e seu piano é apenas mais um dos seus dezoito instrumentos, onde sobressaem os metais. O arranjo da segunda faixa é de tirar o fôlego. 

Sobre Basie, o encarte no CD afirma que "...A sua performance ao piano sempre foi relegada a um segundo plano pela sua excessiva modéstia, muito embora ele tenha sido o iniciador de um estilo notável pela sua garra melódica bem como pela execução precisa". Precisa dizer mais? 


Já o extraordinário Thelonius Mong, surge nas duas faixas seguintes - "Body And Soul" (Sour, Heyman, Green e Eyton) e "I'm Getting Sentimental Over You" (R. Rodgers e L, Hart), dois clássicos por sinal, sozinho na primeira e acompanhado de sax tenor, baixo e bateria na segunda. São gravações ao vivo também, mas não há informação do local nem do ano. 


A quinta e a sexta faixa estão a cargo de Rolland Hanna e a gravação foi feita em Nova York, em 1973. São elas "Hallelujah" (Youmans, Robin e Grey), tocada num estilo frenético que só os grandes pianistas conseguem, e "You Took Advantage Of Me" (R. Rodgers e L. Hart), um gostoso swing solo de Hanna. 


As duas últimas músicas ficaram a cargo de McCoy Tyner. "Lover Man" (Davis, Ramirez e Sherman) e "What's New (Haggart e Burke) são dois solos de piano muito bem executados. Foram gravados no Musicians Exchange Café, na Flórida, em 1987. 


O CD tem edição nacional e está à venda nos bons sites do ramo. Não o encontrei no YouTube. 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...