sábado, 10 de dezembro de 2022

Uma pequena coletânea de jazz ao piano

Por Edmilson Siqueira 

Já escrevi aqui que depois do surgimento do CD com suas facilidades e barateamento e de regravação, muitas coletâneas surgiram, com as gravadoras aproveitando seus acervos para jogar na praça muita coisa boa que estava esgotada em vinil. E surgiram ideias também de montar discos com vários artistas, dentro de uma característica comum entre eles. "Baladeiros", "Hitmakers" e outros do tipo, dentro do universo do jazz, foram alguns títulos que reuniram grandes instrumentistas. 


"Piano" é um desses casos. Num só CD, oito faixas foram distribuídas por quatro geniais pianistas: Count Basie, Thelonius Monk, Rolland Hanna e McCoy Tyner. 


O disco abre com Count Basie com duas gravações ao vivo na Europa, em 1958. São elas "How High Is The Moon (Lewis e Hamilton) e "Old Man River" (J. Kern e O. Hammerstein II). Basie aqui está com sua grande orquestra e seu piano é apenas mais um dos seus dezoito instrumentos, onde sobressaem os metais. O arranjo da segunda faixa é de tirar o fôlego. 

Sobre Basie, o encarte no CD afirma que "...A sua performance ao piano sempre foi relegada a um segundo plano pela sua excessiva modéstia, muito embora ele tenha sido o iniciador de um estilo notável pela sua garra melódica bem como pela execução precisa". Precisa dizer mais? 


Já o extraordinário Thelonius Mong, surge nas duas faixas seguintes - "Body And Soul" (Sour, Heyman, Green e Eyton) e "I'm Getting Sentimental Over You" (R. Rodgers e L, Hart), dois clássicos por sinal, sozinho na primeira e acompanhado de sax tenor, baixo e bateria na segunda. São gravações ao vivo também, mas não há informação do local nem do ano. 


A quinta e a sexta faixa estão a cargo de Rolland Hanna e a gravação foi feita em Nova York, em 1973. São elas "Hallelujah" (Youmans, Robin e Grey), tocada num estilo frenético que só os grandes pianistas conseguem, e "You Took Advantage Of Me" (R. Rodgers e L. Hart), um gostoso swing solo de Hanna. 


As duas últimas músicas ficaram a cargo de McCoy Tyner. "Lover Man" (Davis, Ramirez e Sherman) e "What's New (Haggart e Burke) são dois solos de piano muito bem executados. Foram gravados no Musicians Exchange Café, na Flórida, em 1987. 


O CD tem edição nacional e está à venda nos bons sites do ramo. Não o encontrei no YouTube. 

Um coletânea feita há 54 anos

  Por Edmilson Siqueira Em 1972, ou seja, há 54 anos, Sergio Mendes já tinha sucessos suficientes para produzir uma coletânea. Ela foi lança...