segunda-feira, 18 de abril de 2022

Prazeres matinais

Por Edmilson Siqueira 

Cliquei sábado de manhã no YouTube para assistir alguns vídeos e o programa me aparece com a capa de um CD onde dois artistas negros, já na terceira idade, se olham de frente, meio que abraçados, num olhar mais que fraterno. O título do CD é Collaboration, eu não conhecia e, por um impulso provocado pela bela foto da capa, cliquei para ouvir. 


O som que começou a tocar, sem trocadilhos, me tocou logo de cara.  Um piano esperto, uma bateria presente, porém discreta, um contrabaixo fazendo a base. A música é Rhythm-A-Ning e exige grande concentração dos solistas, mas eles tocam como se já a conhecessem há muito tempo, transmitindo não só a beleza do ritmo, mas o prazer de fazer a coisa certa e bonita.  


A segunda faixa é lenta, mas é um clássico e quando começa já arrebata o ouvinte. Uma introdução simples para as primeiras notas de Summertime ao piano, enxutas, certas e prazerosas. Aí eu já quero conhecer mais e invado o Google à procura de referências sobre o disco. E descubro que o baterista é Elvin Jones e o pianista é seu irmão mais velho, Hank Jones. No contrabaixo Richard Davis. O disco foi gravado no Avatar Studios, em Nova York, nos dias 12 e 13 de maio de 2002, com exceção de uma faixa que foi gravada na Sony de Tóquio em fevereiro de 2004. 
   

Mas o disco tem mais histórias. Pesquisando em sites de vendas, sou informado que as sessões do Avatar Studios resultaram em três discos e que esse Collaboration é o terceiro, todo ele com faixas alternativas, com exceção da faixa gravada em Tóquio. O primeiro álbum, Autumn Leaves, está disponível na 441 Records. O segundo, Someday My Prince Will Come, foi lançado pela Sony Columbia.   


Descubro também que esse é o último álbum gravado pelos dois irmãos e que a faixa de Tóquio, Memories of You, é, possivelmente, a última gravação dos dois juntos. Ela foi gravada em 5 de fevereiro de 2004 e Elvin Jones morreu em 18 de maio do mesmo ano. 


Pra quem não sabe, inclusive eu, Elvin Jones foi um dos bateristas mais influentes da história do jazz moderno. Seu irmão, Hank, ótimo pianista por sinal, escreveu no encarte do Collaboration um texto intitulado "Elvin, meu irmão". Um trecho: "Eles dizem: 'Os bons morrem jovens'. Concordo. Thad e Elvin sim. Eles dedicaram suas vidas ao que amavam e acreditavam, mesmo que isso significasse encurtar suas vidas. Como membro da família, às vezes me pergunto se pudéssemos ter feito menos e permanecido juntos como uma família por mais tempo. Por outro lado, respeito sinceramente o desejo de Elvin de viver sua vida (tocar). O mundo da música de hoje não existiria sem ele. O fato de ele ter sido um grande baterista que influenciou todos aqueles que vieram depois dele ficará para sempre nos discos e na memória das pessoas." 

Além de Rhythm-A-Ning e Summertime, o disco tem ainda Satin Doll Blue Bossa, Long Ago And Far Away, The Shadow Of Your Smile, Autumn Leaves, My Funny Valentine, Moose The Mooche e Memories Of You. 


Por fim, é um trio de jazz com a formação clássica de piano, baixo e bateria, com um excelente repertório levado por três músicos não só altamente experientes, mas também deveras talentosos. Ganhei o sábado ouvindo os três.


O disco está à venda nos bons sites do ramo e pode ser ouvido inteiro no YouTube neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=9WWCz49zAA4 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...