segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Presente de Natal de Diana Krall

Por Edmilson Siqueira 

Já escrevi aqui que tenho quase todos os discos de Diana Krall. E hoje vou escrever sobre mais um deles. Um dos melhores, por sinal. É o trabalho que ela fez sobre as músicas de Natal. Tradicional entre grandes artistas da música nos Estados Unidos, o "disco de Natal" está presente no catálogo de Frank Sinatra, Nat King Cole, Elvis Presley e muitos outros.  


Diana, jazzista das melhores, abre seu disco, lançado em 2005, com a mais que tradicional "Jingle Bells", de James Pierpont, mas a seu modo. Uma interpretação bem rápida, com muito swing e com acentuada participação dos metais da Clayton/Hamilton Jazz Orchestra que, aliás, está presente em quase todas as faixas do disco. Ficou ótimo. 

"Let It Snow" de Julie Styne e Sammy Cahn, é outra das mais tradicionais e presentes em quase todos os discos natalinos. Aqui Diana também força no swing fazendo um espetacular duo com a orquestra. 


A terceira faixa é "The Christmas Song", de Mel Tormé e Robert Wells. Suave, ela serve para aliviar o clima acentuado das duas faixas anteriores. É mais uma ótima interpretação intimista de Diana, com seu piano discreto e correto. 


"Winter Wonderland", de Felix Bernard e Richard Smith, vem a seguir, retomando a marcação mais forte, desta vez feita, inicialmente, pelo contrabaixo, mas que se completa com a sessão de metais da orquestra.  


Outra tradicional dessa época: "I'll Be Home For Christmas" de Kim Gordon, Walter Kent e Buck Ram, volta às baladas românticas que Diana domina tão bem.  

O clima romântico prossegue com "Christmas Time Is Here", de Vince Guaraldi e Lee Mendelson, para ser quebrado logo em seguida com "Santa Claus Is Coming To Town", de Fred Coots e Haven Gillespie, que foi gravada como rock por Bruce Springteen, mas aqui ganha ares mais jazzísticos e calmos, sem perder o balanço, com outra grande participação dos metais da orquestra. 


"Have Yourself A Merry Little Christmas", de Ralph Blane e Hugh Martin, volta o aconchego da balada romântica, preparando o espírito do ouvinte para a, talvez, mais gravada música de Natal de todos os tempos: "White Christmas", de Irving Berlin, num arranjo especial, apenas com piano, guitarra, contrabaixo e bateria. Outra gravação intimista, fugindo um pouco à regra de outras gravações dessa música, mas que destaca a belíssima melodia do grande Irving Berlin.  


A décima música do álbum é "What Are You Doing New Year's Eve", de Frank Loesser, que começa com um belo solo de guitarra, preparando o clima meio tenso da música, que tem Tamir Hendelman a bordo de um piano Fender Rhodes, dando um toque especial à faixa.

"Sleigh Ride", de Leroy Anderson e Michael Parish, vem a seguir, numa interpretação alegre e bem marcante de Diana, com alguns bons solos de trompete e trombone. 

Encerrando a seleção, temos "Count Yours Blessings Instead Of Sheep", quase uma oração sussurrada por Diana no início, para depois ganhar os ares de balada natalina escrita por Irving Berlin. 


Taí uma boa sugestão de presente natalino, já que estamos quase entrando nesse clima.  


O CD está à venda ainda nos bons sites do ramo e pode ser ouvido no YouTube em https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kATE-Vs06L3ewWiOC-atMIlgkm9JbyoSs . 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...