segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Um brinde que valeu!

Por Edmilson Siqueira 

Uma vez, há um bom tempo, movido pelo entusiasmo, comprei um CD da Diana Krall direto do site dela. Só depois percebi que o preço do frete - do Canadá até minha casa! - superava o preço que havia pago no CD. E em dólares. O CD comprado se mostrou à altura da grande cantora, pianista e compositora, mas no pacote que abri havia um brinde. E esse brinde praticamente compensou o preço elevado que paguei. 


O brinde era mais um CD, distribuído pela Verve e produzido pela Desert Land Discs. Só uma capinha fina, de papelão, mas nele há 10 músicas cantadas por 12 artistas que podem ser considerados quase um Olimpo do jazz. Só grandes artistas cantando e tocando grandes clássicos do jazz.  


Logo de cara, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong cantam "Check to Check", de um dos LPs que ambos gravaram juntos e que entraram para a história da música norte-americana. A seguir, a grande Dinah Washington com "I Remember You". Count Basie, uma das três melhores orquestras de jazz dos anos 1940 e 50, toca "Corner Pocket". 

Outra dupla, esse legendária, aparece na quarta faixa. John Coltrane e Johnny Hartman, tocando e cantando uma faixa do LP que gravaram juntos só com baladas românticas. "You Are Too Beautiful" foi a faixa selecionada.  


A eterna Billie Holiday não poderia faltar. E ele comparece com "I Must Have That Man!", do clássico disco Lady Sing The Blues". John Coltrane volta, agora só com sua maestria no sax, para interpretar "Acknowledgement".  


A primeira participação de um brasileiro surge na faixa seguinte. Do Disco Stan Getz/João Gilberto, gravado pela Verve Music, foi extraído o sucesso mundial "Só Danço Samba".  


Sarah Vaughan preenche a oitava faixa do CD, com You're Not The Kind", sucesso dela nos EUA e em boa parte do mundo. 


O segundo brasileiro a aparecer no disco não poderia ser outro a não ser nosso maestro soberano, Tom Jobim. Ele toca "Once I Loved", título em em inglês para "Amor Em Paz".  


E pra encerrar a fina seleção, temos a volta de Ella Fitzgerald com o clássico "The Lady Is A Tramp". 


Como se vê, o "disquinho" que veio de brinde é coisa de gente grande. Ele está à venda em https://www.discogs.com/master/623051-Various-Desert-Island-Discs-Music-You-Gotta-Have  (é importado e tem uma faixa a mais "But Not For Me", com Diana Krall) e, infelizmente, não o encontrei à disposição no YouTube para ser ouvido. 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...