segunda-feira, 21 de março de 2022

Ney Matogrosso interpreta o mestre Cartola

Por Edmilson Siqueira 

A música de Cartola, como bem já demonstrou aqui o Ronaldo, se presta a linda intepretações instrumentais, como no disco Chora Cartola, onde um time de grandes solistas deita e rola nas lindas melodias do mestre mangueirense.  


Mas a música de Cartola também é uma festa para cantores e cantoras. De Beth Carvalho a Cazuza, de Gal Costa a Paulinho da Viola, de Caetano Veloso a Nelson Gonçalves, de Zeca Pagodinho a Luiz Melodia (e muitos outros), todos tiveram o prazer de cantar pelo menos uma música de Cartola.  


E quem não deixou por menos foi o grande intérprete Ney Matogrosso. Pois ele dedicou um disco inteiro ao mestre, em 2002. O disco virou show que andou pelo Brasil e, diferente de outras apresentações de Ney, essa é contida, com figurinos especiais, o que mostra o respeito de Ney pelo autor. 


Numa entrevista, Ney disse que já havia cantado Cartola em shows, e que sempre achou que havia espaço para outras músicas. Sobre o mestre, Ney disse o seguinte: "Cartola é um pilar da cultura Brasileira. Cartola é muito importante no nosso panorama cultural. A gente tem do que se orgulhar, então é bom que a gente saiba de nós mesmos, que a gente saiba disso que nós somos a música mais rica do planeta, o mundo sabe disso, nós não sabemos e não temos essa informação, o mundo respeita a música brasileira e Cartola tá dentro desse universo maravilhoso. Pra mim assim é um privilégio pegar esse repertório do Cartola e cantar. É maravilhoso, muito difícil, porque exige muito de mim, é um show que não tem espalhafato é muito contido na interpretação mesmo." 


O disco navega por 12 músicas de Cartola que são praticamente o filé de sua produção. 

O Sol Nascerá (A Sorrir), parceria de Cartola com Elton Medeiros, abre o disco, seguida de Sim (parceria com Osvaldo Martins); Cordas de Aço; Corra e Olha o Céu; As Rosas Não Falam; Acontece; Tive Sim; a fantástica O Mundo É um Moinho (que Cartola fez para uma de suas filhas que estava tendo um comportamento que ele não aprovava); Peito Vazio (outra parceria com Elton Medeiros) e Senões (parceira com Nuno Veloso).


 É um desses discos que você pode colocar pra tocar a qualquer hora que o prazer de ouvi-lo preencherá qualquer momento. Ney Matogrosso, um dos grandes intérpretes brasileiros, já havia gravado dezoito discos antes de se dedicar a Cartola. Ou seja, já maduro, com 60 anos, colocou sua voz na obra de Cartola, acompanhado não dos grupos aos quais se acostumara em seus shows, com guitarra, bateria, contrabaixo e teclados. Aqui, ele reuniu um time com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e um baixo de madeira que dão aquela qualidade à música e a aproxima de sua concepção original. 

No YouTube dá pra ouvir todas as músicas separadamente nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=2o5oREcZo5w&list=OLAK5uy_nq66mWYxwtRwnM3vzF-1-OHtpP15GAn4E. É também possível assistir, no YouTube o show ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=BLP9_UFeTiY&list=PLN8pd0LK0ZiicbYJIdHGMujlfsxpwOX26 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...