segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Toots e seu Brazilian cake (2)

Por Edmilson Siqueira

Como eu disse no artigo anterior, o segundo disco que Toots Thielemans gravou com os brasileiros ficou tão bom quanto o primeiro. Não era o caso apenas de repetir uma fórmula de sucesso - nem sei se o disco vendeu muito - mas sim de se aproveitar um maravilhoso repertório que, convenhamos, não se esgotou em dois discos e não se esgotaria em muitos deles, tal a qualidade do grupo que foi reunido para os "Brazilian cakes" de Toots e a quantidade de grandes músicas que cada um deles compôs. 

No disco número 2, Toots escreve algumas palavras de agradecimento e diz que se trata da "segunda parcela do bolo brasileiro que Miles Goodman e Oscar Castro-Neves prepararam para ele com ajuda da Private Music..." 

A primeira música, , de Ivan Lins e Vitor Martins, é instrumental. Uma ótima vocalize de Ivan substitui a letra. Os teclados de Ivan, o violão de Castro-Neves, o baixo de Brian Bromberg e a gaita de Toots completam o quadro.

Choro Bandido, parceria de Edu Lobo e Chico Buarque, não abre mão da bonita letra de Chico sobre a melodia de Edu, que participa cantando. Toots entra num ótimo improviso, mantendo a estrutura melódica e lenta do "choro".

Chico Buarque está presente também na terceira música, o já clássico Retrato em Branco e Preto, que Tom Jobim compôs e a chamou de Zíngaro, antes da letra de Chico. Eliane Elias no piano e Tom Clark no sopro preparam a entrada de Toots que navega como que deliciado pelas possibilidades que as longas frases da música lhe proporcionam.

Obsession, de Dori Caymmi, Gilson Peranezzetta e Tracy Mann, vem a seguir, com Dori fazendo os vocais e um time completo sustentando os floreios e improvisos de Toots.

O número seguinte dá uma nova sonoridade ao megassucesso de Milton Nascimento e Fernando Brant (letra em inglês de Gene Less) - Travessia. Milton e sua voz metálica fazem a introdução para Toots iniciar a melodia, sem mudar nada, solando mesmo, reverenciando a belíssima melodia, até que Milton voltam com alguns scats e assume a letra no famoso refrão. Se havia jeito de Travessia ficar mais bonita, não há dúvida que aqui está um exemplo. 

A gostosa melodia de Flora (Gilberto Gil) irrompe a sexta faixa, com Gil cantando suave, estendendo o tapete para Toots se divertir com a gaita, buscando caminhos não dantes imaginados e avançando num improviso que só enriquece a volta de Gil para cantar toda a melodia e misturar voz gaita num bonito final. 

Amor Incondicional (Unconditional Love) de Oscar Castro-Neves é aberta com um solo de violão de Lee Ritenour. A gaita de Toots passei pela lenta melodia dando espaço para o firme trompete de Mark Ishan.

A música de João Bosco e Capinan escolhida para o cake de Toots casou perfeitamente com o clima do disco: Papel Marché. João Bosco, muito à vontade com seu violão preciso, e Toots solando o bolero que, no caso, nem precisou da bela letra de Capinan para se destacar no conjunto. 

O sincopado samba de Chico Buarque, O Futebol, balança o clima a seguir. Chico canta a tabelinha que criou com alguns de seus ídolos do futebol e deixa o acompanhamento harmônico e um seguro improviso. Destaque para o solo de guitarra de Ricardo Silveira.

Caetano Veloso comparece com a romântica Linda (Você é Linda), devolvendo ao disco aquele clima mais íntimo. Só o teclado imitando violinos, violão de Caetano e a gaita de Toots são suficientes para que Linda se se mostre em toda sua beleza singela.

Samba de Uma Nota Só, mais um clássico de Jobim com Newton Mendonça tem arranjo diferente no início. O piano de Eliana Elias se encarrega de fazer uma lenta introdução, até disfarçando o que surge a seguir com Toots. Mas a gaita coloca as coisas no lugar o "sambinha" da dupla de criadores da bossa nova se mostra como ele é tocado no mundo inteiro. 

Na última música, Toots faz breve introdução para a voz de Djavan iniciar Oceano, apenas com o violão e um discreto piano de Dave Grusin. No fim, a união dos três instrumentos mais a voz de Djavan preenchem o clima soft da performance.

E, por fim, a música de Luiz Bonfá e Antônio Marina - Manhã de Carnaval - outro sucesso mundial que recebeu letra em inglês de André Michel Salvet - encerra o grande disco num clima de samba e (quase) Carnaval.

Assim, o cake de Toots Thielemans se completa com o mais puro sabor brasileiro e internacional. 

Esse disco, como o primeiro, está à venda no Mercado Livre e em outros sites de vendas. Ele pode ser ouvido no Amazon Music, no Spotify e no Deezer.

Zé Geraldo

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