terça-feira, 10 de janeiro de 2023

À música dos Anos 80

Por Ronaldo Faria

Tempos loucos e perdidos, entre os minutos e o desatino. Coisa sem graça e gracejos, ensejos e beijos mil, lambidos e jogados a esmo aos corpos no cio. Cânticos e vozes vorazes entre o ser e estar, ficar e deixar, feito gato e sapato, capacho. Tudo tão perto e desperto que parece o limite de tempo entre o sexo e o feto. Talvez um copo despejado e desejado nas pernas da amada, quem sabe um pólen disperso de qualquer fada.

Tempo de exorcismos, de crenças descrentes, enchentes desbragadas e passadas, ansiadas, caladas, presas em cada peito que sonha com sinhá para despertar sem algemas, grilhões e pelourinhos cheios de corações pelados. Tudo em algoritmos que não juntam alhos e bugalhos, fagulhas e fogos em brasa, gracejos e graças louvadas. Talvez um devaneio sem razão. Um razoável momento de embriaguez entrecortado de segundos que logo são, foram e nunca mais serão.

Tempo de Verão, de praias espraiadas entre ondas e espumas, corpos jogados na areia e embebidos de vodca e cerveja, madrugadas ritmadas de sons do mar e a brisa de um coqueiro que o poeta chamaria de fagueiro. Tudo entrecortado de delírios alcoólicos, sonhares melancólicos, gestos fálicos, silêncios eólicos. Na folia da mansidão, a mansa forma de amar sabendo que nada volta dos tempos passados. Talvez um beijo gravado em som e imagem, talvez a derradeira viagem.

Tempo de pensar e repensar: valeu tudo? Onde querer recomeçar, como fosse a saudade um túnel do tempo? Nos erros e acertos, certo desterro de quem fez o que deu quando deu e valeu. Sem gracejos e sequer ensejos de podia ter sido diferente, vendo a vida de frente. Se não há como voltar, nos volteios voláteis que o tempo nos dá, que fiquem o momento do agora, o aforismo de outrora, a sedenta demência daquilo que há de vir para ser o derradeiro e terno (eterno) lugar.

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...