sábado, 17 de setembro de 2022

A Jazz Hour With... George Benson

 Por Edmilson Siqueira 

Quando o CD começou a imperar como substituto definitivo dos LPs, a oferta de coleções foi grande. As gravadoras aproveitaram a nova mídia para desentocar muitas gravações que não encontravam mais mercado no formato antigo, pois nele só cabiam pouco mais de 30 minutos de música. O CD, com seus 70 minutos de gravação era ideal para coletâneas de artistas mais ou menos famosos, que fizeram sucesso nas décadas anteriores. Claro que nenhuma gravadora esperava que esses lançamentos tivessem grandes vendas, mas o custo de produção era baixo e mesmo que o sucesso fosse pequeno, poderia valer a pena. 


Deve ter sido isso - e otras cositas mas - que fez a Movie Play lançar, lá pelos anos 80 do século passado, a coleção "A Jazz Hour With". Não me lembro qual dos 24 exemplares da coleção que tenho foi o que comprei primeiro. Houve um tempo em que eu andava com a lista que dos CDs comprados no bolso, pois uma vez comprei um que já tinha...  


Também não sei, apesar de pesquisar no Google, quantos CDs foram lançados com o selo. Encontrei alguém vendendo, no Mercado Livre, uma coleção com 39 CDs da série, mas um dos CDs que tenho, mostra nada menos que 55 títulos sob o manto "A Jazz Hour With". 

Bom, tudo isso é pra dizer que a coleção é ótima. Se alguém se deparar com um CD dela e gosta de jazz, não hesite: pode comprar que, além de um bom panorama da obra, há sempre um excelente texto (muitos deles assinados por Famke Damsté), em inglês, situando o artista e sua arte no tempo e no espaço. 


Com isso, início aqui meus humildes comentários sobre essa coleção. Não pretendo fazê-lo sempre, mas intercalando com outros discos, de outros gêneros ou não, mas sempre voltando à coleção, na sequência em que estão guardados no meu arquivo. E começo hoje com George Benson. 


Guitarrista por excelência, mas também cantor, George é um dos poucos da coleção que ainda estão vivos. Está com 79 anos, completados em março passado. É considerado um dos grandes "guitar heroes" dos EUA. Aos 19 anos, estudou guitarra com Jack McDuff. Aos 22, formou seu próprio grupo e, alguns meses depois, já estava gravando com seu próprio nome e, aos 25 tocou no Spirituals to Swing Aniversary Concert. A partir daí, seu nome ficou conhecido no mundo do jazz, iniciando uma carreira de sucesso. 


No CD da coleção, há muita coisa boa, do mais puro jazz, pra ser ouvida. Como por exemplo "All Blue", Li'l Darling" e "Oil", músicas que fizeram a fama do George Benson Quartet. Mas outros clássicos como "Witchcraft", "Love for Sale" e "There Will Never Be Another You", todas com o toque mágico da guitarra de Benson e performances muito boas de seu grupo, formado por Mick Truck ao piano, George Duvivier no baixo e Al Harewood na bateria.  

No Youtube você pode ouvir o disco na íntegra em https://www.youtube.com/results?search_query=%22A+Jazz+Hour+With+George+Benson%22 . E ele ainda está à venda nos bons sites do ramo. 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...