terça-feira, 22 de abril de 2025

O blues elétrico em estado puro*

Por Edmilson Siqueira


"The Super, Super Blues Band" é um álbum que reúne três lendas do blues de Chicago: Bo Diddley, Muddy Waters e Howlin’ Wolf. A proposta era simples, mas ambiciosa: juntar três dos maiores nomes do gênero para uma sessão de blues incendiária, recheada de improvisos, trocas de provocações musicais e uma química sonora inigualável. O resultado? Um disco, lançado em 1967, que se tornou um clássico do blues elétrico, capturando a essência do gênero com energia e espontaneidade.
Na década de 1960, o blues passava por uma transformação. Enquanto o rock absorvia sua essência e a cultura jovem se voltava para novas sonoridades, os grandes nomes do blues tentavam se manter relevantes. Chess Records, gravadora fundamental para blues elétrico, resolveu apostar em projetos que reuniam seus maiores artistas para atrair a atenção do público e não perder de goleada para as bandas de rock que surgiam e estavam dominando as paradas.
O produtor Marshall Chess teve a ideia de ressuscitar uma outra ideia, baseada no sucesso do álbum Super Blues (1967), com Muddy Waters, Bo Diddley e Little Walter. A proposta era repetir a fórmula, mas substituindo Little Walter por Howlin’ Wolf, um dos mais carismáticos e intensos vocalistas do blues. Era um encontro delicado, pois Waters e Wolf eram conhecidos por sua rivalidade dentro da Chess Records, o que prometia ou elevar ainda mais o nível das gravações ou...
O resultado é que o álbum é um verdadeiro campo de batalha sonoro, como afirmam os críticos. As faixas, quase todas reinterpretações de clássicos do blues, são conduzidas por um instrumental pulsante e pelo duelo vocal entre Howlin’ Wolf e Muddy Waters, com Bo Diddley adicionando sua marca registrada no ritmo.
A primeira faixa, "Long Distance Call" (McKinley Morganfield), já define o tom do disco. Waters, com seu vocal melancólico e guitarra característica, se contrapõe à rouquidão poderosa de Howlin’ Wolf, enquanto a batida de Bo Diddley adiciona um som hipnótico. "Ooh Baby/Wrecking My Love Life" (Ellas McDaniel e Clifton James e Kay McDaniel), a segunda faixa, segue a mesma linha, explorando os vocais intensos e guitarras vibrantes.


 
"Sweet Little Angel" (Robert McCollum) é daqueles blues onde a guitarra e o piano se divertem enquanto o cantor sofre expondo seus amores e sofrimentos. Um prato cheio para os amantes do gênero.
"Spoonful" (Willie Dixon), outro hino do blues, apresenta uma interpretação visceral, onde Wolf praticamente rosna as letras, enquanto Waters responde com sua voz lamuriosa.
A quinta faixa é "Diddley Daddy" (Ellas McDaniel e Harvey Fuqua) e é a amostra eloquente de os roqueiros dos anos 60 nasceram todos apaixonados pelos blues.
"The Red Rooster" (Willie Dixon), um dos maiores clássicos de Howlin’ Wolf, ganha uma nova versão com a participação de Muddy Waters, transformando a música em uma conversa acalorada entre os dois. 
Por fim, o disco traz uma versão de "Goin’ Down Slow" (James B. Oden), onde os três músicos se revezam nos vocais, construindo um clima de tensão e emoção que é amplificado pelo poderoso instrumental.
Apesar de ser um álbum de jam sessions e improvisos, "The Super, Super Blues Band" conseguiu capturar a essência do blues de Chicago, reforçando a importância de seus três protagonistas. A reunião de Waters, Wolf e Diddley gerou um registro que, mesmo sem grandes inovações, tem um valor histórico imenso.
O álbum também se tornou um marco na carreira dos três músicos. Muddy Waters continuou sua trajetória influenciando o blues-rock, sendo regravado por bandas como The Rolling Stones e Led Zeppelin. Howlin’ Wolf manteve sua posição de gigante do blues, e Bo Diddley seguiu deixando sua marca no ritmo e na guitarra elétrica.
Com o tempo, "The Super, Super Blues Band" ganhou status de culto, sendo lembrado como um dos últimos encontros de titãs do blues em sua forma mais pura. O disco é uma celebração do gênero e uma amostra da energia inesgotável desses três mestres. Para quem busca entender o blues em sua essência, este álbum é uma audição obrigatória.
Howllin" Wolf morreu em 1976; Muddy Waters em 1983 e Bo Diddley em 2008.
O disco pode ser comprado nos bons sites do ramo e o preço é meio salgado. E pode ser ouvido na íntegra no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=UKOFN4Ky7UM&list=PL1_xC3Lcwoh5fC9-R0oJ__OFhYHeUGDHo .
 
*A pesquisa para este artigo foi auxiliada pela IA do ChatGPT.

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