terça-feira, 3 de setembro de 2024

Seal

 Por Edmilson Siqueira

 

Aos 61 anos, o cantor e compositor Seal não precisa provar mais nada. Inglês, nigeriano e brasileiro (o quê?), ele já lançou 13 álbuns, ganhou vários Grammys, chegou ao topo de paradas da Inglaterra e dos EUA e ganhou muitos outros prêmios tanto como compositor como quanto cantor. Aliás, nesse último quesito, ele segue a linha dos grandes cantores ingleses e norte-americanos. 
Mas, se não precisa provar nada, não foi fácil chegar aonde chegou. Foi criado por um padrasto e uma madrasta até os quatro anos. Voltou para a mãe aos prantos, acabou indo para o pai (separado da mãe), que era violento. O pai é que provocou o "brasileiro" na biografia dele - Francis Samuel, de quem nada se sabe nos Googles da vida. 
Seal nasceu em Londres, acho que nunca conheceu o Brasil e sua música não tem nada a ver com a nossa, o que não impede de ser muito boa.
Ouvi várias interpretações dele na internet, todas muito convincentes e tenho o último CD que ele gravou, em 2018, que se chama Standards. Gravar clássicos do jazz e do pop não é pra qualquer um. É aquele tipo de disco em que o cantor, ciente do seu talento e sucesso, pega grandes hits norte-americanos e ingleses, principalmente do jazz, e faz um disco que, obviamente, vai ser comparado com os discos de "standards" de outros grandes cantores. E Seal não fica devendo nada a ninguém, pois é ótimo cantor. 
Seal conseguiu a atenção inicial do público com a canção Killer, de Adamski, em 1990. O single chegou ao número um das paradas no Reino Unido. Em seguida, Seal foi contratado pela gravadora ZTT Records e lançou seu álbum (Seal) de estreia, produzido por Trevor Horn, em 1991. Depois desse lançamento, todos os seus outros discos tiveram grandes produções e alcançaram expressiva venda. 
"Standards" tem onze faixas e não dá pra dizer que esta é melhor que aquela, pois ele interpreta bem todas elas e todas são sobejamente conhecidas. 



1 - Luck Be A Lady (Frank Loesser) abre o álbum e é uma boa mostra do que virá a seguir. Grande arranjo orquestral e Seal completamente à vontade, sem buscar novidades na interpretação, mas seguindo o ótimo ritmo da música.
2 - Autumn Leaves (Joseph Kosma, Johnny Mercer, Goeffrey, Parsons e Jacques Prévert) é mais que um clássico, pois alcançou sucesso mundial em várias línguas, inclusive português, sendo tocada por inúmeros e grandes jazzistas. Seal vai na linha romântica, com muitos violinos, dando a dimensão da grandiosidade sonora que a música proporciona.
3 - I Put A Spell On You (Joy Hawkins) era, para mim, uma música pop, gravada por um conjunto de rock nos anos 1960. Depois de ouvir muita gente cantando, descobri que se tratava de mais um clássico. Com agudos certos na hora certa e um trompete fazendo solos, Seal dá o tom pop exato à faixa, que conta também com background vocal de três cantoras.
4 - They Can't Take That Way From Me (George e Ira Gershwin) tem gravações soberbas na discografia norte-americana, como Frank Sinatra e Tonny Bennett entre muitos outros. Seal parece não se abalar com isso, dando à famosa canção sua interpretação e deixando-a agradável como sempre.
5 - Anyone Who Knows What Love Is (Arbuckle, Newman, Seely e Sheenan) é uma canção meio épica, também já bastante gravada que aqui conta também um background vocal muito bem colocado, dando uma base sólida para Seal mostrar suas qualidades. 
6 - Love For Sale (Cole Porter). Talvez nessa faixa resida um pouco do sangue brasileiro que corre nas veias de Seal, já que a música de Cole Porter pode ser interpretada quase como bossa nova, num compasso meio sambinha. 
7 - My Funny Valentine (Lorenz Hart e Richard Rodgers) é outra música que ultrapassa os conceitos de sucesso. Gravada por quase todo mundo do jazz, a música ganhou também interpretações e cantores e cantoras nas mais variadas línguas. Seal lhe presta a sobriedade de praxe dos grandes cantores.
8 - I've Got You Under My Skin (Cole Porter) - O que dizer desse outro clássico de Cole Porter? Seal lhe presta a devida reverência, cantando como a música foi concebida, alcançando ótima performance.
9 - Smile (Charles Chaplin, Geoffrey Parsons e John Turner) - O grande sucesso do criador de Carlitos, que até hoje ganha novas interpretações, é encarado por Seal com a sobriedade que merece. Um arranjo simples que destaca a voz do cantor caiu muito bem para a música.
10 - I"m Begginning To See The Light (Duke Ellington e Jonhy Hadges) traz o ritmo marcante do jazz com a preciosa colaboração no backing vocal do excelente grupo The Pupini Sisters.  
11- It Was A Very Good Year (Erwin Drake) fecha o disco e não é, como todas as outras, um standard dos mais conhecidos. Um arranjo lento e uma melodia um tanto quanto difícil de ser interpretada. Mas Seal dá conta do recado.
E mais uma boa notícia: no YouTube está disponibilizado o disco inteiro na versão "DeLuxe", o que significa mais três faixas que não constam do meu CD. Sorte sua. O endereço é https://www.youtube.com/watch?v=PyzKgBI535M&list=OLAK5uy_lX6sHaf6YaJDt-DwB8PTEm0bsf8gyGx2Q&index=2

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