quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Willie Nelson e Ray Charles juntos

Por Edmilson Siqueira 

Um DVD que junta Willie Nelson e Ray Charles poderia, a princípio, até parecer estranho. Afinal, Willie é uma espécie de rei do country norte-americano, enquanto Ray se notabilizou por ser um astro do blues e do jazz.  


Mas há um ponto em comum: um dos discos de Ray, quando ele andava meio em baixa, tem várias músicas que vieram do estilo "caipira" norte-americano que o genial cantor negro soube burilar, de modo a transformá-las em sucesso pop. "I can't stop loving you" é uma delas.  


Assim, não havia nenhum problema para que Ray fosse o convidado especial de um show de Willie para um DVD.  


Gravado no Austrin Opry House, em 1983, com Willie e sua banda, a presença de Ray Charles acontece em seis das 13 músicas ali apresentadas, além de um solo de blues no teclado que marca sua entrada no palco.  

"On the road again", do próprio Willie, abre os trabalhos, com a música já sendo cantada sobre os letreiros inaugurais do filme. O corte para o palco encontra um Willie em plena forma e muito à vontade com sua banda.  


A segunda música, ainda sem a presença de Ray Charles, é outros desses sucessos que muita gente duvida que veio do country, pois fez sucesso como música pop com outros cantores: "Always on my mind".  


Em seguida, acontece a apresentação e a entrada de Ray Charles, que se senta num teclado com som de órgão e tira dali um improviso jazzístico-bluseiro da melhor qualidade. Feita a apresentação, começam os duetos entre os dois. O primeiro é "Angel eyes", seguido de "Seven spanhish angels", duas músicas lentas que realçam as qualidades interpretativas de ambos: Willie com sua voz meio esganiçada e Ray com sua rouquidão profunda, que tanto caíram no gosto do público do mundo inteiro. 

"I can't stop loving you" e "Georgia on my mind" são cantadas em seguida, para delírio da plateia, pois são dois megassucessos em gravações de Ray Charles. Willie, cantando junto, não faz feio, pelo contrário. 


"Mountain dew" é a música seguinte, que finaliza a participação de Ray Charles: um country lascado que parece divertir muito Ray Charles que acompanha no teclado a rápida sequência de notas que a música encerra.  Sem a presença de Ray, Willie e sua ótima banda, apresentam ainda "My window faxes the south", "There will never be another you", To all the girls I've loved before", Without a song", Who'll buy my memories e "Whiskey River". 

Um DVD que recomendo a quem gosta de uma música raiz dos EUA "enfeitada" com a presença sempre talentosa de Ray Charles. 


No YouTube há várias músicas do DVD e ele ainda pode ser encontrado nos bons sites do ramo. 

Zé Geraldo

 Por Ronaldo Faria A viola viola o sonho do sonhador como se fosse certo invadir os dias da dádiva que devia alegria para a orgia primeira...