terça-feira, 11 de março de 2025

Um quarteto que é uma referência do jazz

Por Edmilson Siqueira


O CD se chama "Gone With The Wind" que vem a ser a música tema do famoso filme (E O Vento Levou, no Brasil) e nele o Quarteto de Dave Brubeck mostra porque é uma das referências quando se fala do jazz moderno dos Estados Unidos. 
Gravado em 22 e 22 de abril de 1959 (Uau! Vai fazer 66 anos em dois meses), "Gone With The Wind" tem, além de Dave ao piano, o grande Paul Desmond no sax alto, Joseph (Joe) Morello na bateria e Eugene Wright no contrabaixo. Um time do maior respeito, não fossem eles que, dali a quatro meses, estariam novamente no estúdio para gravar o lendário "Take Five" (https://osmusicoolatras.blogspot.com/2022/10/o-fabuloso-time-out.html), um disco que é citado, junto com "Kind Of Blue", de Miles Davis (https://osmusicoolatras.blogspot.com/2022/10/um-disco-que-entrou-para-historia.html), como um dos mais importantes da história do jazz. 
Já escrevei sobre os dois, como se percebe pelos links acoplados, mas esse "Gone With The Wind", além de toda qualidade intrínseca, revela algo mais: era um quarteto de gênios fazendo uma espécie de ensaio soft para o que viria a seguir.
Digo soft porque as músicas maravilhosamente interpretadas, mostram uma suavidade impressionante. Não têm a exuberância que veríamos alguns meses depois em "Take Five", mas, nem por isso, deixam de encantar pela leveza, precisão e sonoridade que o conjunto de cordas, percussão e sopro, sonoramente casados, proporcionam.
Dave Brubeck teve um início como pianista digno do que se chama de gênio. Vindo de uma família musical, começou a aprender piano aos 4 anos de idade com sua mãe e violoncelo aos 9. Ele tinha uma personalidade muito forte, não era muito interessado em aprender por métodos e simplesmente queria compor suas próprias melodias. Por iss nunca aprendeu a ler partituras. Na faculdade, quase foi expulso quando um de seus professores descobriu que ele não sabia ler partituras. Muitos outros professores o defenderam apontando seu talento em contraponto e harmonia, mas a escola continuou com medo de que isso pudesse causar um escândalo, e só concordou em lhe dar o diploma se ele concordasse em nunca dar aulas de piano.
Não, ele não ia dar aulas de piano, pelo menos aulas tradicionais. Só que cada disco que gravou, ou cada apresentação que fez, foi sempre uma aula, reverenciada até hoje como o melhor que um pianista de jazz poderia fazer. 
"Gone With The Wind" abre com "Swanee River" S. Foster), uma canção que sempre esteve entre as favoritas de Dave, mas que só neste disco ele conseguiu gravar. É também o caso de "Georgia On My Mind" (S. Gorrel e H. Carmichael), a terceira faixa. Em ambas, segundo o autor do texto do encarte, Teo Macero, a gravação pode ter sido a primeira vez que tocavam essa música juntos, o que só prova a genialidade do quarteto. 



A segunda faixa, "The Lonesome Road" (G. Austin e N. Shilkret), segundo o próprio Dave, é um drama contando a história de um homem sozinho no início e que acaba tendo uma vida plena para depois voltar à solidão.
"Camptown Races" (S. Foster) é a quarta e a quinta música. Sim, o grupo gravou duas versões diferentes. A primeira com 1 minutos e 53 segundos, parece ser um ensaio para a segunda gravação, que é apenas 14 segundos mais extensa. 
A sexta música é "Short'nin' Bread" (do folclore americano, sem autor definido) e começa com um grande solo de bateria de Joe Morello que consome quase toda a faixa, com um pequeno solo de piano ao final. 
"Basin Street Blues" (S. Williams) a sétima faixa é jazz clássico apresentado por um quarteto que sabe muito bem o que faz. O sax alto e o piano conversam quase o tempo todo como velhos companheiros.
Um standard do jazz do sul dos Estados Unidos, "Ol" Man River" (O. Hammerstein II e J. Kern) é a oitava faixa. É praticamente interpretada pelo contrabaixo de Eugene Wright, com a companhia do piano e da bateria.
Por fim, a faixa título, "Gone With The Wind" (H. Magidson e A. Wrubel) que, desde que serviu de trilha sonora ao famoso filme, se tornou uma das mais gravadas por jazzistas de todos os tipos. 
Segundo Teo Macero, a ideia desse álbum, evocando memorias de Dave do Sul dos Estados Unidos, surgiu quando ele estava fazendo um tour por aquela região. Ele decidiu que gostaria de fazer um álbum com as velhas e familiares músicas do Sul, mas que pudesse agradar todas as outras regiões do país. E conseguiu, claro. 
"Gone With Teh Wind" pode ser ouvido na íntegra no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=qCXxfF6znGI&list=OLAK5uy_l4sPwOu9f7TQe5Na5xZkUqfyst84dYlpo e pode ser comprado nos bons sites do ramo.

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