Por Edmilson Siqueira
Afastem o sofá porque vai dar vontade de dançar. E ao som de uma das melhores orquestras de jazz de todos os tempos: a Count Basie Orchestra. Esse disco em particular, nas suas dez faixas, promove todo um clima romântico, próprio dos anos 1950 em que ele foi gravado. E, para completar a faixa principal e que dá título ao disco é nada menos que "April in Paris".
Count Basie é um dos maiores expoentes mundiais do jazz.
Pianista, organista e band leader, sua orquestra é considerada uma máquina de
swing. E, como salienta a crítica, "um dos marcos da discografia de Count
Basie, 'April in Paris' é um daqueles raros álbuns que se impõe como um
clássico quase instantâneo no panteão do jazz. 'April in Paris' representa a
remontagem da orquestra Count Basie original que definiu o swing nas décadas de
1930 e 1940. A faixa-título passou a definir a elegância no jazz orquestral.
Gravado em 1955 e 1956, o disco provou a capacidade de Count Basie de crescer
através das mudanças do jazz moderno, mantendo a tradicional orquestra de jazz
viva." Só por aí já da pra perceber que estamos à frente de um gigante do
jazz.
William Basie nasceu em Red Bank, New Jersey, em 1904.
Era filho de Lillian and Harvey Lee Basie. Seu pai trabalhava como cocheiro e
zelador de um juiz rico. Com a substituição dos cavalos e carruagens por
veículos automotivos, seu pai se tornou jardineiro e "faz-tudo" de
várias famílias ricas da região. Seus pais eram amantes da música. Enquanto
Harvey tocava melofone, sua mãe tocava piano, tendo sido a primeira professora
do filho. Lillian lavava roupas e vendia bolos para ajudar nas despesas da
casa.
Basie foi para a escola, onde se tornou o melhor aluno.
Em 1920, foi para o Harlem, o centro cultural do jazz, indo morar a menos de um
quarteirão do "The Harlem Alhambra", local onde muitas celebridades
do jazz e do blues se apresentaram, como Billie Holiday.
Seu primeiro emprego fixo foi em 1925 no Leroy's, como
pianista. Em 1928, Basie estava em Tulsa, onde assistiu a um show de Walter
Page e sua famosa banda, Oklahoma City Blue Devils, uma das primeiras big
bands, com Jimmy Rushing nos vocais. Foi por volta dessa época que ele começou
a ser chamado de "Count" (Conde) Basie, como referência à
"realeza" do jazz.
Em 1935, Basie formou sua própria orquestra de jazz, a
"Count Basie Orchestra". Em 1936, a banda se estabeleceu em Chicago
para sua primeira gravação. Basie foi o líder do grupo por quase 50 anos,
criando inovações como o uso de dois saxofonistas "split",
enfatizando a seção de ritmo e tocando com uma grande banda, auxiliado por
amplificadores para ampliar seu som.
O disco
A primeira faixa de destaca não só pela beleza da música,
mas também pelo excelente arranjo. O encarte do CD que tenho (reprodução fiel
do LP) tem um bom texto sobre as músicas, mas, infelizmente, não é assinado. O
arranjo de "April in Paris" é de Willians Davis e diz o texto do
encarte: "É um arranjo impressionante para uma canção que foi tocada e
cantada de várias maneiras desde E.Y. (Yip) Harburg, com as palavras da melodia
de Duke, tornando-se a característica mais memorável de um show da Broadway de
1932 chamado 'Walk A Little Faster'. No arranjo de Davi, há uma sequência que
poderia muito bem ser um solo instrumental, exceto que nas mãos de Basie todo o
conjunto começa a funcionar - o efeito sendo, para dizer o mínimo, altamente
incomum; ouvindo-o pela primeira vez, presume-se que a banda está tocando uma
melodia improvisada. Finalmente, há o final, que é uma brincadeira deliciosa,
como todos os seguidores do jazz já sabem. Na noite em Birdland, [o clube onde
se apresentava a banda] pareceu natural para Basie dar suas ordens verbalmente
no final da música: 'Mais uma vez', ('One more time') ele ordenou. E depois, de
novo: 'Mais uma - uma vez...' (One more - once'). Foi um sucesso.
As várias facetas da banda Basie, três vezes vencedora da
Down Beat Annual Jazz Critics Poll, vêm à tona com vigor contagiante no
restante do álbum.
"Corner Pocket", a segunda faixa, é um arranjo
de Ernie Wilkins, com os trompetes de Thad Jones e Joe Newman chegando fortes
após uma pequena figura introdutória rápida do piano de Basie; o saxofone tenor
de Frank Wess também faz um solo.
A terceira, "Did'nt You" (Frank Foster) mostra
as palhetas com boa vantagem e há o trombone muito suave de Henry Coker. Na quarta faixa, "Sweet Cakes"
(Ernie Wilkins), também há o clima suave com um trabalho de piano de Basie.
"Magic" (Frank Wess), a quinta faixa, é uma melodia complicada com o
próprio Wess no saxofone tenor.
Na sexta-faixa,
"Shiny stockings" (Franl Foster) se revela a equipe toda em um
clima particularmente forte de jazz enquanto outro arranjo de Foster, para a
faixa seguinte, "What Am I Here For" (Duke Ellington), apresenta o
trompete de Joe Newman e Frank Wess na flauta junto com o piano de Basie.
"Midgets" (Joe Anderson), a oitava música do
disco, é aquele momento em que você, já meio cansado, deve parar para
descansar, pois a música é rápida e vai exigir muito fôlego para acompanhá-la
em passos pela sala.
Na nona faixa há uma mudança de clima, "Mambo
Inn" (Bobby Woodlan e Graxce Sampson) envia a banda Basie para um ritmo
latino-americano e um trabalho de conjunto alucinante.
Na última faixa "Dinner With Friends", o
trompete de Joe Newman e Frank Foster no sax tenor lidam com os solos
saltitantes, num arranjo de Neal Hefti.
É este o repertório todo do excelente "April in
Paris" com a "Count Basie Orchestra" que pode ser comprado nos
bons sites do ramo e ser ouvido na íntegra no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=bTcmPGdDecw&list=PLlvikwomg9DCCuiio85VLJp1cpKOLmeeD).
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