domingo, 3 de novembro de 2024

The Dells e Burt Bacharach: uma união perfeita

Por Edmilson Siqueira


Juntar um conjunto vocal afinadíssimo, viciado no rhythm and blues, com arranjos excepcionais e um repertório de maravilhosas canções interpretadas com talento e ineditismo só pode resultar num disco sensacional. 
Pois foi isso que aconteceu quando o produtor e arranjador Charles Stepney juntou o grupo The Dells e a obra musical de Burt Bacharach com as letras de Hal David. E com um detalhe: só músicas que houvessem sido gravadas por Dionne Warwicke. 
A formação inicial do grupo remonta a 1953, entre amigos do ensino médio, e o nome escolhido foi então El-Rays. Eles lançaram sua primeira gravação em 1954 e dois anos depois tiveram seu primeiro hit de R&B com "Oh What a Night". Depois de se separarem devido a um acidente de carro quase fatal em 1958, a banda se reformou em 1960 com Funches sendo substituído por Johnny Carter. Essa formação permaneceu junta até a morte de Carter em 2009. Em 2004, os Dells foram introduzidos no Hall da Fama do Rock and Roll e no Hall da Fama do Grupo Vocal. O grupo se apresentou até que uma doença forçou o vocalista de longa data Marvin Junior e o vocalista baixo Chuck Barksdale a se aposentarem, encerrando a carreira de 60 anos do grupo. 
Nesses 60 anos de estrada, foram 28 álbuns gravados até 2008, muitas coletâneas e vários singles que chegaram a frequentar as paradas de sucesso.

 
O álbum em questão foi assim apresentado pela casa de discos Dustin Groove, de Chicago: "A Chess Records assume a música de Burt Bacharach, com resultados surpreendentes – graças aos vocais profundos do The Dells e à produção impecável do lendário Charles Stepney. O álbum é um tremendo encontro de mentes, já que o The Dells realmente transforma as composições brilhantes de Bacharach – dando a elas profundidade e sentimento de maneiras bem diferentes de quaisquer outras interpretações das músicas. Os arranjos de Stepney também são incríveis – a par de seu famoso trabalho para Minnie Riperton, Rotary Connection e Ramsey Lewis – tão majestosos quanto Burt Bacharach poderia ter desejado, mas com uma abordagem muito diferente e uma leve corrente de funk. A instrumentação é de Stepney, Phil Upchurch e membros do The Pharaohs – além de uma seção de cordas completa também. Outro clássico do soul barroco dos dias de glória da cena soul de Chicago!" 
Como se vê, não é pouca coisa. E basta ouvir os primeiros acordes e a vocalização inicial de "I'll Never Fall in Love Again", faixa de abertura do disco, para perceber que o trabalho e coisa de gente grande. Todas as dez faixas seguintes frequentaram as vitrolas de muita gente durante anos, na voz da então mulher de Bacharach, Dione Warwicke. Só que a nova roupagem que os Dells e Stepney deu a elas, fez com que se sentisse estar ouvindo algo novo e muito bom também. 
As dez faixas seguintes são: ""Walk On By"; This Guy's In Love With You"; "Raindrops Keep Fallin' On My Head"; "I Just Don'T Know What To Do With Myself"; "Close To You"; Trains And  Boats And Planes"; "A House Is Not A Home"; "I Say A Little Prayer For You";  "Alfie" e "Wives And Lovers".Há alguns exemplares do disco em vinil para venda no Mercado Livre. Não encontrei CD. O que eu tenho não é oficial, mandei copiar do LP que tinha. Mas dá para ouvi-lo inteiro no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=oV2WcMdCoE8&list=PLR-S3EnQixcJtQxbqo8BCdteNWPMx33ZD
"The Dells sing Dionne Warwickes' Greatest Hits" é um disco gravado em 1972 em Chicago e que, até hoje, é ouvido por aí em estações de rádio especializadas em rhythm and blues e soul music. O grupo não existe mais, mas sua música - há várias outras gravações memoráveis deles - parece ser eterna, pois alia o bom gosto do repertório à qualidade dos vocais e dos arranjos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabou...

 Por Ronaldo Faria Acabou! Acabou o Carnaval, o sal da areia colado no corpo, o suor que escorreu entre perfumes falsos e tresloucados beijo...