Stanley Jordan, aos 63 anos, é considerado um dos
melhores e mais completos guitarristas do mundo. É tão bom na guitarra que seu
lado pianístico nem sempre é citado, mas ele começou na música aos seis anos de
idade aprendendo justamente piano. Porém, aos onze anos, iniciou os estudos de
guitarra, seu principal instrumento até hoje. Mais tarde, começou a tocar em
grupos de rock e soul. Em 1976, portanto aos 16 anos, ganhou um prêmio no Reno
Jazz Festival de Nevada.
E andou por vários festivais de jazz ao mesmo tempo em
que estudava teoria musical e composição da Universidade de Princeton, se
formando por lá. Mas, mesmo tempo diploma de músico e podendo partir para uma
carreira acadêmica mais sólida, preferiu continuar na rua, onde sua incrível
técnica chamou atenção de ninguém menos que o executivo Bruce Lundvall, então
no selo Elektra Music. Lundvall era, antes, da Blue Note. O convite a Jordan
foi recusado - ele achava cedo demais para gravar um disco.
Um ano e meio depois, Lundvall foi convidado para
reativar o lendário selo Blue Note e convidou novamente Jordan para gravar. E
desta vez ele aceitou. O disco "Magic Touch" que saiu dessa união,
foi o primeiro da nova fase da Blue Note e chegou ao topo das paradas de jazz,
tendo vendido mais de 500 mil cópias, sendo aclamado nos Estados Unidos e na
Europa.
Foi uma estreia impressionante e, a partir daí, Stanley
se consagrou definitivamente, exibindo sua técnica diferenciada de tocar
guitarra - ele queria levar a complexidade sonora do piano para a guitarra e,
por isso, criou o o que ele chamou de "técnica do toque", que
consiste em tocar as cordas pressionando-as rapidamente contra a madeira do
cabo da guitarra, tanto com a mão direita como com a esquerda. Claro que
precisa ser um gênio para tocar assim e ele toca com a maior tranquilidade.
O disco que estou ouvindo de Stanley Jordan é um que une
o gosto pela arte de tocar guitarra com prazer de tocar à frente de um público,
pois foi gravado ao vivo e ele mesmo já disse que nessas horas ele se sente
mais à vontade ainda para exibir suas qualidades.
Trata-se do "Stanley Jordan Live in New York",
gravado em 1989 no Manhattann Center e lançado nove anos depois justamente para
celebrar os 60 anos da gravadora Blue Note. E é o próprio Bruce Lundvall que
assina o texto do encarte do CD, onde, entre outras coisas, assinala:
"Esse concerto captura Stanley no auge da forma. Considere como um artista
pode remodelar padrões com seu solo próprio e virtuoso, transformando as
músicas de Coltrane e reconstruindo uma canção pop de Rod Temperton com suas
próprias características. Stanley Jordan é realmente um artista singular."
Sobre o disco, que era para ser uma gravação em vídeo, a
critica especializada disse o seguinte: "Sua justa seção rítmica — com
Jeff "Tain" Watts na bateria, Kenny Kirkland no piano e Charnett
Moffett no baixo — conduz a complexa e comovente execução de guitarra de Jordan
através das faixas acústicas de destaque como "Impressions" e
"Cousin Mary", ambas de John Coltrane. Mas os destaques do show são
as duas peças solo de Jordan, o blues "Willow Weep for Me" e o
clássico "Over the Rainbow", onde ele se apresenta com uma liberdade
e virtuosidade estimulantes. Jordan resiste à tentação de deslizar para o então
onipresente som de jazz suave, tornando este um lançamento atemporal."
Ou seja, ele pode ser ouvido a qualquer tempo que sempre
levará prazer aos ouvidos mais exigentes.
Além das quatro já citadas, as seguintes músicas compõem
o disco: "Autumn Leaves" (Jacques Andre M. Prevert, John H. Mercer e
Joseph Kozma); "For You" (Charnett Moffett); "Flying Home"
(Stanley Jordan); "Still Got The Blues" (Stanley Jordan) e "The
Lady In My Life" (Rod Temperton).
Ah, os próximos discos do grande guitarrista terão música
brasileira. Ele tem andado por aqui (aliás, já esteve muitas vezes no Brasil,
desde 1985), diz que sua música foi muito influenciada pelos ritmos brasileiros
e os próximos álbuns da carreira, inclusive, têm participações especiais de
Milton Nascimento e Jorge Ben Jor. Quem venham logo!
O CD está à venda no Mercado Livre e pode ser ouvido na
íntegra no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=UooBC2Ti3Cs&list=PLMYJI0hHMCKIjS0V3hl04a6UkwqV-Lixg