Por Edmilson Siqueira
Ele morreu há pouco mais de dois meses, aos 87 anos. Em 1965, aos 30 anos, gravou uma música chamada "The 'In" Crowd" (Billy Page) e o sucesso, totalmente inesperado para uma mistura de jazz e blues, tocada por um trio de piano, contrabaixo e bateria, foi tão grande que o grupo ganhou disco de ouro por ultrapassar um milhão de cópias vendidas.
O autor da façanha é Ramsey Lewis e ele mesmo conta o que o sucesso lhe fez: "Em junho de 1965 nós estávamos ganhando alguma coisa como 1.500 a 2.000 dólares por semana. Em setembro nós estávamos ganhando alguma coisa como 15 mil a 20 mil dólares por semana..."
Mas ele já era um nome conhecido do mundo do jazz. No final dos anos 1950 ele tocava com Sonny Stitt, Clark Terry e Max Roach e causou grande impacto no Randall's Island Jazz Festival, em Nova York.
O CD abre com o maior sucesso de Lewis, "The 'In' Crowd", um gostoso blues no qual o ágil piano insere um balanço que leva a plateia ao delírio.
"Since I Feel For You" (B. Johnson) acalma o clima eufórico da primeira música, com um blues marcante e sentido que a plateia ouve em silêncio para aplaudir muito no final.
"Tennessee Waltz" (W. King e R. Stewart) traz a interação com a plateia novamente, num gostoso folk, onde o contrabaixo se incumbe do solo e dá até pra imaginar vaqueiros dançando no saloon ao som do trio.
"You Been Talkin' 'Bout Me Baby" (Garnet, Hirsch e Riviera), a quarta faixa do disco, já é mais jazzística, mas sem perder o swing característico do piano de Lewis, onde a melodia se mistura nas teclas com sua batida forte e percussiva.
A quinta faixa é o tema de amor do filme "Spartacus", de A. North. A delicadeza do início da apresentação ganha um crescendo que culmina com a entrada da bateria e do baixo para dar ares mais semelhantes ao que se viu no filme.
E quem duvida da enorme penetração que teve a música de Jobim nos EUA, a sexta faixa é nada menos que "Felicidade" (sem a vogal "A" do nome origina) e creditada apenas a Jobim, sem Vinicius, autor da letra. Lembrem-se que o disco foi gravado em 1964. A música faz parte da trilha sonora de Orfeu do Carnaval, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, concorrendo pela França.
"Come Sunday" (Duke Ellington) retoma o piano suave de Lewis, uma das poucas faixas em que a bateria só aparece no final para ilustrar, com o prato, o final eloquente da bela melodia de Ellington.
A oitava faixa é outro hit do trio de Ramsey Lewis. Trata-se do clássico "Summertime", dos irmãos Gershwin, onde os três demonstram não só toda a qualidade que sempre marcou suas apresentações, como um entusiasmo contagiante. É, sem dúvida, uma das melhores gravações instrumentais do megassucesso escrito para a ópera Porgy and Bess, de 1935.
O disco prossegue todo no mesmo tom, alegre e ritmado, dançante mesmo, em seus quase 70 minutos.
Há muitas gravações do trio de Ramsey Lewis no YouTube, mas esse disco em particular eu não encontrei. Mas ele está à venda nos bons sites do ramo.