Eu já escrevi aqui sobre um disco do pianista Marcus
Roberts. O disco foi "Gershwin For Lovers", onde o artista se dedica
exclusivamente ao grande compositor norte-americano e o faz com maestria.
Mas, para quem não conhece muito a obra desse ótimo
instrumentista e compositor, a pedida é ouvir "The Collected",
lançado em abril de 1988. É uma coletânea que resgata as primeiras fases da
carreira do pianista, reunindo gravações realizadas entre 1988 e 1992 em
estúdios e apresentações em cidades como Nova Iorque, Nova Orleans e
Tallahassee
Esta coletânea é um excelente convite para mergulhar na
obra de um pianista que alia técnica, sensibilidade histórica e inovação. E se
você já o acompanha, "The Collected" revela nuances de um período
fértil, onde Roberts lançava as bases de sua identidade musical — sólida e
profundamente jazzística.
Nascido em Jacksonville (Flórida) em 7 de agosto de 1963,
Roberts, cego desde os cinco anos, emergiu como um prodigioso talento no jazz,
ainda jovem integrando o grupo de Wynton Marsalis em meados dos anos 80
A partir dessa experiência, Roberts aprofundou-se em
estilos que mesclavam o swing tradicional, o bebop e o piano stride (estilo de
jazz desenvolvido nas grandes cidades da Costa Leste dos Estados Unidos,
principalmente Nova York, durante os anos 1920 e 1930) e influências de
gigantes como Thomas Waller, Thelonious Monk e George Gershwin.
Nos períodos cobertos por "The Collected",
Roberts passeava entre a presença marcante de suas composições autorais e
reinterpretações de clássicos. O resultado é uma coletânea que envolve sua
evolução musical num momento em que ele consolidava sua identidade como líder
de trio e intérprete de repertório histórico.
A coletânea traz 12 faixas com composições próprias e
releituras cuidadosas. As faixas sem o nome do compositor são do próprio
Roberts.
- “The Arrival” - abertura impactante de mais de 9
minutos.
- “The Truth Is Spoken Here” - outro original, com
lirismo e swing.
- “Blue Monk” – clássico de Thelonious Monk onde Roberts
destaca sua capacidade de dialogar com as dissonâncias monquianas. O que não é
pouco.
- “Country by Choice” - mais um tema original que revela
seu talento poético ao piano.
- “Crepuscule with Nellie” – balada de Thelonius Monk em
interpretação precisa.
- “Nebuchadnezzar” - outra composição com mais de 9
minutos, com passagens dramáticas e contrastes rítmicos.
- “The Jitterbug Waltz” - do baterista Thomas Waller, com
swing refinado e espaço para improvisos elegantes.
- “Preach, Reverend, Preach” - parceria de Roberts com o
trompetista Nicholas Payton, com rara riqueza harmônica.
- “E. Dankworth” – homenagem de Roberts a um compositor
menos conhecido.
- “Embraceable You” – standard romântico de Gershwin, com
interpretação delicada de Roberts.
“The Governor” e “Go Tell It on the Mountain" (faixa
12) combinam originalidade autoral com arranjo de espiritual americano.
Essa seleção evidencia dois aspectos centrais na obra de
Roberts: sua veia criativa — por meio de composições como “Nebuchadnezzar” e “The
Arrival” — e sua reverência pelas raízes do jazz, especialmente Monk, Gershwin
e Waller.
Roberts emergiu como um dos principais expoentes do
chamado jazz neo-clássico, que os críticos consideram com um legado de seu
trabalho com Marsalis: "Embora tenha se dedicado a músicas tradicionais,
ele sempre buscou imprimir uma marca própria, seja nas estruturas rítmicas, nas
variações métricas ou no uso criativo de contrapontos: seu estilo de trio
privilegia a interação telepática entre os músicos, com liberdade para que
baixo e bateria se expressem com autonomia.
Essa visão de conjunto se reflete diretamente em
"The Collected" — as gravações revelam uma banda que dialoga de forma
sofisticada, sem centralizar o piano, utilizando as três vozes como partes
iguais de um organismo musical, criando texturas ricas e imprevisíveis como se
fossem uma orquestra compacta."
Embora "The Collected" não tenha gerado singles
de impacto comercial, o álbum serviu para reforçar sua reputação entre críticos
e fãs de jazz mais erudito, valorizando-o como pianista criador e intérprete
sensível.
Como destaca sua biografia, "The Collected" foi
lançado entre outros discos importantes como The Joy of Joplin (1998) e In
Honor of Duke (1999), estabelecendo Roberts como um artista interessado em
homenagens e pesquisa musical.
No Mercado Livre tem o CD para vender e deve ter em outro
bons sites do ramo. E pode ser ouvido na íntegra no Spotify em
https://open.spotify.com/intl-pt/album/2kzpxA6iIPR1F7VNNt028t .
*A pesquisa para este artigo foi auxiliada
pela IA do ChatGPT.
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