Por Edmilson Siqueira
O disco se chama
"Jazz Moods", o que pode ser traduzido para "Clima e Jazz"
ou algo parecido. Só que o conteúdo é de jazz puro, o que, obviamente, cria
muito mais que um clima para se ouvir grandes instrumentistas.
E são grandes mesmo. Olha só a seleção das 12 faixas:
Stan Getz, Dave Brubeck, Stephanie Garappelli, Kai Winding, Gerry Nulligan,
Dizzie Gillespie, Phil Woods, Winton Marsali, Chick Corea, Gary Burton, Art
Blakey & The Jazz Messengers e Michael Urbaniak. Só cobra criada, como
diria Adelzon Alves no programa "Amigo da Madrugada", lá na Rádio
Globo do século passado.
Convenhamos: juntar um time desse num só disco já é uma
façanha. Infelizmente, a única informação do pobre folheto do CD que tenho, é
que todas as gravações foram produzidas pelo RTV Communications Group, da
Flórida (USA). E o CD é inglês. Ainda bem que a lista das músicas traz os
intérpretes, compositores e onde e quando foram gravadas.
Assim, é possível saber que a primeira faixa -
"Autum Leaves" e apresentada
por Stan Getz - é de autoria de Kosma, Prevert, Mercer e Parsons e foi gravada
ao vivo num Concerto na Riviera, em Cannes (FR) em 23 de janeiro de 1980.
Acompanharam Getz, Andy Leverne, Brian Bromberg e Chuck Loeb. E, como
praticamente todas as outras faixas, se trata de um clássico, inclusive essa
versão de Getz, que, digamos, viralizou à época, quando esse verbo só era usado
em relação a perigosos vírus.
A segunda faixa fez parte de um disco histórico de Dave
Brubeck: "Blue Rondo" (Brubeck) e essa gravação também foi feita ao
vivo, no mesmo local da primeira faixa, só que três anos e cinco dias depois.
Brubeck se apresentou com Chris Brubeck, Rabdi Jones e Bill Smith.
Em seguida aparece Kai Winding, com Frank Strazzeri,
Kevin Brandon e Ted Hawke numa gravação de estúdio, realizada em Hollywood (CA)
em primeiro de setembro de 1977. Se o grupo não é muito conhecido por aqui, a
música é. Trata-se de "Morning of the Carnival", a nossa Manhã de
Carnaval de Luiz Bonfá e Tom Jobim. Preciosa gravação, diga-se.
O grande Gerry Mulligan vem a seguir, com "Applecore
6.16" dele mesmo. O time que o acompanha é dos mais respeitáveis: Lionel
Hampton, Hank Jones, Bucky Pizzarelli, George Duvivier, Grady Tate e Candido
Camero.
Dizzy Gillespie, que dispensa comentários, é o dono da
sexta faixa, "Slewfoot" (Bland). A gravação não tem data nem local,
mas as palmas no fim (se não foram acrescidas) revelam uma gravação ao vivo. E
no palco estavam outros 14 músicos fazendo a cozinha toda para o sopro
majestoso de Gillespie.
"Caravan" (D. Ellington, Tizol e Mills) com
Phil Woods pede passagem na sétima faixa.
O grande saxofonista do jazz está acompanhado aqui de John Fosset, Marc
Fosset e Louis Bellson. A faixa foi gravada já num estúdio digital em Ohio
(USA) em 22 de setembro de 1987.
O estudioso da história do jazz, grande trompetista e
diretor da Jazz at Lincoln Center Orchestra em Nova Ypork, Winton Marsalis, se
incumbe da mais que clássica "My Funny Valentine" (Rodgers e Hart) na
oitava faixa. Com um time excepcional - Bobby Watson, Billy Pierce, Charles
Farnbrough, Jimmy Willian e Art Blakey - a música foi grava ao vivo no Bubba's
Restaurant em Fort Lauderdale, na Flórida em 11 de outubro de 1980.
O Concerto de Riviera, em Cannes, é o responsável por
mais uma faixa do disco. Gravada também em janeiro de 1980 (não há registro do
dia), "Moment's Notice" (John Coltrane) nos traz ninguém menos que o
grande pianista Chick Corea, acompanhado da Oliver Jackson Orchestra.
A décima faixa -
"African Flower" (D. Elington) ficou para Gary Burton com seu
vibrafone, acompanhado de piano, bateria e contrabaixo nas mãos de Ahmad Jamal,
Sabu Adeyola e Payton Crossley. Também gravada no Concerto da Riviera em
Cannes, em 26 de janeiro de 1980.
A décima-primeira
faixa ficou com Art Blakey & The Jazz Messengers. Trata-se de "A Wheek
Within A Wheel" (Watson). Na gravação, também em 11 de outubro de 1980 na
Riviera, os "jazz messengers" de Blakey foram Winton Marsalis, Billy
Pierce, Jimmy Willians, Charles Farnbrough e Ellis Marsalis.
E, por fim, a
última faixa, a mais recente de todas, gravada em 1993, no Village Vanguard, é
com polonês Michal Urbaniak. Violinista, saxofonista, compositor e arranjador,
ele toca "Softly As In A Morning Sunrise" (Romberg e Hammerstein),
acompanhado de piano, bateria e contrabaixo de Mike Gerber, Ron Carter e Lenny
White
Enfim, trata-se de
um grande disco, com músicos e repertório excepcionais. Não encontrei no
YouTube para ouvir de graça. Mas há alguns exemplares à venda
no Mercado Livre.